Saiba Mais sobre a Amamentação:
A amamentação é de extrema importância, uma vez que o leite materno contém todos os nutrientes e substâncias necessárias para o desenvolvimento do bebê. Esse ato é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo, entre outros benefícios, a redução do risco de doenças para a criança. A amamentação deve ser exclusiva pelos primeiros seis meses de vida da criança.
O leite materno varia conforme os dias após o parto da criança. Nos primeiros dias, logo após o parto, a mulher vai produzir o colostro, que apresenta composição distinta do chamado leite maduro, secretado cerca de duas semanas após o parto. Nesse sentido, o colostro caracteriza-se por ser mais viscoso e por apresentar uma concentração mais elevada de proteínas e uma menor quantidade de gordura. Por volta do sexto dia após o parto, temos o chamado leite de transição. Nele vemos um aumento da concentração de gordura e uma redução das proteínas. O leite maduro é o estágio final do desenvolvimento do leite, e nele temos uma combinação perfeita de proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas.
A importância da amamentação é visível tanto para a mãe quanto para o recém-nascido. Conforme o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, de crianças com até cinco anos. Amamentar reduz o risco de câncer de mama nas mulheres.
O processo de amamentação para as mães muitas vezes é complexo, muitas mulheres podem sentir dores durante o processo. O principal motivo de dor na amamentação é a pega incorreta do bebê, que pode levar à fissura mamária. A criação de produtos para auxiliar as mães e tornar a amamentação confortável foi de extrema importância.
A almofada de amamentação é um dos produtos mais utilizados nesse processo. É muito importante que as mamães encontrem a posição correta para o bebê, pois, se mal posicionados, eles podem ter dificuldade de fazer a pega correta no seio materno, causando fissuras ou irritações nos seios, os quais são muito sensíveis. Além disso, a peça promove um descanso para os braços da mãe lactante, reduzindo o estresse provocado pelo tempo e constantes repetições de movimentos. A almofada ainda permite um ajuste seguro e confortável do bebê ao corpo, tornando o ato um momento mais prazeroso para ambos. Já para quem teve parto cesariana, a almofada de amamentação reduz a pressão sobre o abdômen.
Os benefícios da almofada de amamentação incluem o alívio das dores nas costas da mãe na hora de dormir, permite também que a mãe possa deitar o bebê, ensinando a ele como ficar de bruços, fazendo a prática do tummy time para estimular o desenvolvimento dos músculos do pescoço e do tronco e prevenir deformações do crânio. Além disso, a almofada para amamentação pode ser útil para ajudar a criança aprender a sentar dando suporte e amenizando as quedas, basta colocar o bebê sentado no meio da almofada. Desse modo, para que o processo de amamentação seja confortável para ambas partes, vale adquirir a almofada, seja ela em formato de U ou a de braço, para melhor conforto e segurança, escolha almofadas em 100% algodão, com consistência firme, tamanho ideal para sua rotina e com capa lavável removível.