Lavagem Nasal: Dicas e Benefícios
Há muitas tarefas diárias que devemos cumprir com base em nossa higiene pessoal e com nossos filhos não seria diferente. Assim como escovar os dentes e tomar banho, realizar a Lavagem Nasal é de extrema importância.
Mesmo com sua grande importância, muitas pessoas não sabem do que se trata esse procedimento. A Lavagem Nasal é uma etapa de limpeza do corpo, ela é benéfica para pessoas que convivem com o congestionamento das vias aéreas, por conta de alguma doença respiratória.
Em crianças e bebês a lavagem é indicada para que os mesmos possam respirar e dormir melhor. Grande parte dos casos de nariz entupido em crianças tem relação com alergias e infecções respiratórias, a obstrução nasal pode levar bebês e crianças a desenvolverem distúrbios do sono, como dificuldade para dormir, ronco e apneia.
Dessa forma, existem várias vantagens em realizar a Lavagem Nasal em seu filho, tais como a diminuição da inflamação das vias aéreas, melhora do funcionamento dos cílios da mucosa nasal, limpeza de secreções e alívio da coriza.
Além disso, pode contribuir para a remoção de microrganismos desagradáveis das vias aéreas. Por isso, se você busca como desentupir o nariz de forma segura e saudável, a seringa de aspiração nasal e o aspirador nasal podem ser uma boa alternativa, usar o produto correto também faz a diferença.
A Seringa para a Lavagem Nasal é a forma mais eficiente para se realizar a Lavagem Nasal, seja em crianças ou em adultos. Especialistas recomendam que os pais deem preferência para as fabricadas especialmente para essa função, uma vez que essa seringa é igual a seringa plástica.
O Aspirador Nasal funciona por meio de sucção, ideal para usar quando possui bastante secreção nasal, após a lavagem garantindo a limpeza completa do nariz da criança.
Não é preciso esperar o bebê ficar gripado para implementar uma rotina de limpeza do nariz. Pais e mães podem começar a fazer essa higienização nos pequenos desde já para manter as narinas limpinhas e permitir que eles respirem facilmente. A técnica é eficaz no manejo da sinusite aguda em crianças e ajuda a aliviar boa parte dos sintomas. Segundo um estudo realizado, lavar o nariz com soro melhora os sintomas de sinusite e rinite em 64%.
O recomendado em recém-nascidos é usar entre 0,5 ml a 1 ml de soro fisiológico. Conforme o bebê for crescendo, você pode aumentar a quantidade, de 3 ml a 5 ml. A Lavagem Nasal pode ser realizada diariamente, inclusive várias vezes, principalmente durante o inverno e a primavera, meses em que as infecções e alergias respiratórias acontecem com mais frequência, ela pode ser feita até que a secreção fique clarinha.
Para realizar a lavagem corretamente é necessário colocar a criança sentada ou em pé e aspirar um pouco de soro na seringa, logo após isso incline levemente para frente a cabeça do bebê e segure para evitar que ele se mexa, por fim insira a ponta da seringa em uma narina e pressione para o soro sair; faça uma pequena pressão para o jato ser lento.
Vale ressaltar que a Lavagem Nasal deve ser realizada com o soro fisiológico, visto que a água pode provocar muita ardência no nariz e incomodar o bebê.
Ademais, o aspirador nasal também pode ser a solução eficaz para realizar o desentupimento do nariz de seu filho. O produto ajuda bastante quando o entupimento das vias aéreas é realizado por excesso de coriza. Assim como a seringa, o aspirador é de fácil manuseio.
Caso você utilize o aspirador no formato de pera, aperte bem o bulbo antes de inseri-lo no nariz do bebê. Isso é importante para que todo o ar saia de dentro, criando um vácuo (continue segurando). Com todo o cuidado, coloque então a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança. Agora desaperte o bulbo para que ele sugue a secreção. Retire-o da narina e em seguida aperte bem contra um lenço de papel. Limpe o bulbo e repita o processo na outra narina.
Caso você opte pelo aspirador nasal com ponteira de sucção, é simples. Coloque a ponteira no nariz do bebê e sugue gradualmente. O muco fica retido na ponteira, depois é só lavar e deixar pronto para reuso.
A obstrução nasal em crianças é um ponto de atenção para os pais, uma vez que, quando muito nova, a criança não consegue realizar a desobstrução sozinha.